Envie uma mensagem Wikipedia Mensagens RSS Siga-nos no Twitter Comunidade Orkut Facebook Videos no YouTube Mensagens SMS Adicionar aos Favoritos
 
 

Especialidade voltada para promoção, diagnóstico, orientação e terapêutica da linguagem oral e escrita, voz, audição e funções de mastigação, deglutição e respiração.

Atende desde o recém-nascido até a terceira idade.

Eu, Cláudia Fernanda Pollonio, sou graduada em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Durante minha formação acadêmica, meus interesses maiores centralizavam-se no campo da linguagem, em sua dimensão oral e escrita, sendo este um terreno em que procurei me aperfeiçoar em maior escala dentro de minha área. Para tanto, atuei em clínicas-escolas, postos de saúde, hospitais e ambulatórios médicos.

Meu ingresso profissional se deu no Ambulatório Médico do Sindicato dos Metalúrgicos de São Paulo, local em que pude realizar, além dos atendimentos terapêuticos, pesquisas científicas junto aos estagiários que supervisionava, bem como atividades diagnósticas e profiláticas à comunidade.

Em 2005, obtive o título de Mestre em Distúrbios da Comunicação e Fonoaudiologia Clínica pela PUC-SP, onde aprofundei pesquisas sobre o brincar e sua inter-relação entre a clínica fonoaudiológica, psicanalítica, psicológica e a esfera pedagógica. Atuo em dois Projetos de Pesquisa na mesma instituição: 1) Banco de Dados de Fala e Escrita (Pós-Graduação em Fonoaudiologia); 2) Aquisição, Patologia e Clínica de Linguagem (Pós-Graduação em Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem) desenvolvendo pesquisas, publicações e participações em congressos nacionais e internacionais.

No momento, sou doutoranda no Programa de Lingüística Aplicada e Estudos da Linguagem (LAEL-PUC-SP) e desenvolvo atividades em Fonoaudiologia nos bairros de Guarulhos e Tatuapé. Dentre tais atividades, destaco palestras, oficinas, assessoria escolar e empresarial, avaliação e diagnóstico clínico, bem como tratamentos de alterações de linguagem oral/fala, leitura e escrita, voz, mastigação, deglutição e respiração, atendendo adultos e crianças.

Atendimento Clínico

Sessões individuais destinadas a:

- Linguagem Oral: retardo de linguagem, dificuldades de pronúncia (trocas, omissões ou distorções sonoras), gagueira, afasia (alteração de fala decorrente de lesão cerebral como derrames ou traumatismos), Parkinson e Alzheimer (afecções decorrentes de distúrbios neurológicos).

- Linguagem Escrita: dificuldades de aprendizagem da leitura e escrita, bem como déficits na elaboração e compreensão textual.

- Voz: dificuldades vocais decorrentes de: nódulos, fendas, cistos, abusos vocais, bem como aperfeiçoamento para uso profissional da voz (professor, ator, cantor, palestrante, entre outros).

- Mastigação e Deglutição: prejuízos na mastigação e deglutição de alimentos provocados por alterações musculares, dentárias ou neurológicas.

- Respiração: atendimento clínico ao respirador oral decorrente de alterações alérgicas, orgânicas (adenóides, amígdalas) e musculares.

- Audição: atendimento terapêutico ao deficiente auditivo e encaminhamento para realização de exames.

Atendimento Domiciliar

Verificar áreas de abrangência.

Assessoria Escolar

Atuação junto a coordenadores e educadores na prevenção das dificuldades de aprendizagem e aprimoramento dos conhecimentos de mundo e textual dos alunos. São realizadas atividades com a equipe escolar, pais e alunos, como oficinas, palestras e plantões de dúvidas, utilizando estratégias que envolvam letramento, tipos de textos, gêneros discursivos, teorias e métodos de aprendizagens.